Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Sala das CPIs

postheadericon Sala das CPIs

postheadericon CPI determina quebra do sigilo fiscal do Ecad

AddThis Social Bookmark Button

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga as atividades do Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad) aprovou hoje (18) a quebra do sigilo fiscal da entidade e de três diretores. Para o presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a quebra do sigilo foi necessária para que os membros da comissão tivessem acesso a informações que não vinham sendo fornecidas pelos dirigentes do Ecad. “A informação sobre os salários, uma informação elementar, não custava ter sido prestada para a CPI. Alguns relatórios que nós solicitamos também não foram entregues à comissão. Então não nos restaram alternativas a não ser utilizar dos meios que a CPI dispõe para chegar à verdade dos fatos”, disse Randolfe. O Ecad nega que esteja dificultando o acesso da CPI a qualquer informação.

postheadericon Justiça aprova investigação de prefeito de Campinas

AddThis Social Bookmark Button

A Justiça autorizou a instalação, pelos vereadores de Campinas, de comissão processante para investigar supostas irregularidas cometidas pelo atual prefeito da cidade, Demétrio Vilagra (à esq.). Ontem, o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, Mauro Fukumoto, determinou que a comissão pode ser aberta, mas os trabalhos deverão limitar-se à apuração de irregularidades referentes aos contratos estabelecidos entre a prefeitura e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas. Em agosto, o mesmo juiz havia impedido a criação da comissão processante alegando que Vilagra não poderia ser alvo de investigações por atos cometidos antes de assumir o cargo.

postheadericon CPI das ONGs

AddThis Social Bookmark Button

Apurou a atuação irregular de várias ONGs no país e descobriu que além da ocupação ilegal de terras e prática dos crimes de apropriação indébita e estelionato e suspeita de evasão fiscal, a biopirataria e biopilantropia corriam soltas na Amazônia. 

postheadericon CPI da Corrupção

AddThis Social Bookmark Button

Constituída em 1988, investigou a administração pública durante presidência de José Sarney criminalizada com vários casos de corrupção passiva, fraude de concorrência, exploração de prestígio, alocação de recursos ?a fundo perdidos?, crime de prevaricação.

Mais Artigos...