Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Sala dos Escândalos

postheadericon Sala dos Escândalos

AddThis Social Bookmark Button

postheadericon Caso Eliseu Resende

AddThis Social Bookmark Button

No governo de Itamar Franco, após impeachment do presidente Fernando Collor, o senador Eliseu Resende (à esq.), do PFL-MG, ocupou o ministério da Fazenda. Saiu do governo com pouco mais de dois meses ao ser acusado de ter intermediado empréstimo milionário para a empreiteira Norberto Odebrecht para a uma obra de irrigação no Peru. Resende foi alto funcionário da empresa durante sete anos. "Quem faz o Orçamento da República são as empreiteiras", afirmou em 1992, o então ministro da Saúde, Adib Jatene. "Se a frase de Jatene tivesse sido pronunciada por um esquerdista, alguns meses antes, diriam que era delírio conspiratório", disse o historiador Luiz Felipe de Alencastro. “Os documentos apreendidos na Odebrecht sugerem a existência de um cartel das grandes empreiteiras para fraudar as licitações de obras públicas,” disse na época a PF, que apreendeu 40 quilos de documentos na casa do diretor da Odebrecht em Brasília, Ailton Reis.

postheadericon Grupo Delfin e as fraudes nos anos 80

AddThis Social Bookmark Button

postheadericon Caso Baumgarten

AddThis Social Bookmark Button

Em 2 de fevereiro de 1983, o Jornal do Brasil publicou na íntegra o dossiê "Yellow Cake", do jornalista Alexandre von Baumgarten (à esq.), escrito em 28/01/1981, dois anos antes de morrer, aos 52 anos de idade. ("Yellow Cake", publicado em 1985, na revista Status, da Editora Três). No mesmo ano em que bombas iriam ser colocadas por um capitão e um sargento no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro, onde 18 mil pessoas assistiam a um show de música popular brasileira, na véspera do Dia do Trabalho. Uma bomba explodiu no colo de um sargento do Exército que a transportava num Puma. Este era o cenário do Brasil quando o corpo de Alexandre Baumgarten foi encontrado morto na praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, em outubro de 1982, treze dias depois de ter saído para uma pescaria com sua mulher Jeanette e o barqueiro Manoel Valente.

postheadericon Caso Inocêncio de Oliveira

AddThis Social Bookmark Button

O deputado federal Inocêncio de Oliveira (à esq.) utilizou dos serviços do Departamento Nacional de Obras contra a seca, no Nordeste, para perfurar poços no terreno de sua revendedora para lavar motocicletas; inocentado neste caso, foi condenado em outro. As águas de março no Sudeste desabrigaram muitas famílias em fevereiro de 2010, uma tragédia, enquanto no mesmo período no Nordeste, principalmente no Piauí, a seca castigou as famílias que ficaram sem uma gota água. O DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) foi obrigado a abrir as comportas de cinco barragens. A água serviu para ajudar no abastecimento de cerca de 80 mil pessoas no semi-árido piauiense. Situação de emergência, prejuízos para a agricultura, em mais uma seca do nordeste. Um quadro muito antigo no Brasil.

Mais Artigos...