Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Operações da PF PF da Paraíba realiza operação contra fraude na Previdência

postheadericon PF da Paraíba realiza operação contra fraude na Previdência

AddThis Social Bookmark Button

A Polícia Federal da Paraíba está cumprindo, na manhã de hoje, 24 mandados de prisão preventiva contra uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social no Estado. Entre os mandados de prisão, cinco serão contra servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  Segundo a PF, já foi confirmado um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos. Esta quantia pode dobrar durante a continuação das investigações, prevê o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Paraíba, Alexandre Isbarrola. Já foram apreendidos documentos, veículos e bens dos envolvidos. A Operação Agendamento Virtual, que tem o objetivo de combater e desestruturar organização criminosa com atuação na Paraíba que fraudava a concessão de benefícios previdenciários, foi deflagrada pela Força Tarefa Previdenciária na Paraíba, composta pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal.

O grupo conseguia concessões indevidas de benefícios - principalmente aposentadorias e pensões - a segurados que usavam de documentação fraudulenta para comprovação do exercício de atividade rural. Logo após a concessão, eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.

Outra forma de atuação era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS. (Agência Estado, 5/10/11)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar