Get Adobe Flash player
Anticor - Anticorrupção na França
Galeria Edemar Cid Ferreira
Home Sala dos Escândalos Escândalo dos cheques administrativos

postheadericon Escândalo dos cheques administrativos

AddThis Social Bookmark Button
Ângelo Calmon de Sá. Ex-banqueiro brasileiro. Foi ministro da Indústria e Comércio durante o governo de Ernesto Geisel. Ficou conhecido quando o Banco Econômico sofreu intervenção no ano de 1995. Calmon de Sá foi condenado a treze anos e quatro meses de prisão em regime fechado pela Justiça Federal no dia 3 de outubro de 2007, mais de doze anos após a intervenção, por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. O ex-vice-presidente José Roberto David de Azevedo também foi condenado e recebeu uma pena de seis anos, também em regime fechado.


Na sentença, o juiz considerou Ângelo o principal estrategista das irregularidades. "Promotor e mandante dos fatos da denúncia, além de destinatário dos recursos ilicitamente captados no exterior e desviados para o banco, em última análise, em seu próprio benefício", disse o juiz.

Ficou conhecido o episódio dos cheques administrativos, de 1976, no valor de US$ 53 milhões: um gerente do Econômico emitiu dois cheques não honrados, o que abalou a confiança do mercado no Econômico e também no sistema. (Por medo de ter seus cheques recusados é que ele só pagaria em dinheiro.) Calmon então ocupava um cargo no ministério do presidente Geisel e tinha voz no Conselho Monetário Nacional, que mandou o Tesouro assumir o débito. A descrença do sistema no Econômico ficou latente. Anos depois o banco viria a pagar cheques sem fundo de uma indústria de óleos vegetais no valor de US$ 51 milhões. De início, o Econômico pediu ajuda à Polícia Federal. Depois, estranhamente, dispensou-a, preferindo um acerto com o cliente. Ficou a impressão de não estar interessado em cobrar a totalidade da dívida, pois apenas metade do prejuízo teria sido recuperado. A postura pouco firme do Econômico para com os devedores colou como um carimbo.



LINKS RELACIONADOS:

http://veja.abril.com.br/idade/em_dia_2001/reportagens/reportagem_economico.html

http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/16704-mario-kertesz-entrevista-de-angelo-calmon-de-sa.html

Linha do Tempo








Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar